terça-feira, 16 de março de 2010

Taj Mahal


Afinal sempre fui ao Festival do Chocolate....

E para vos ser sincera, vim de lá um pouco desiludida. Estava à espera de muito mais chocolate.

Mas foi uma noite gira.

Deixo-vos aqui a escultura que mais gostei : Taj Mahal.

Para quem não sabe, o Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.

A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Supõe-se que o imperador pretendesse fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.


(Obrigado Wikipédia) :)


2 comentários:

patricia disse...

olá lindona :)

Também achei isso a primeira e única vez que lá fui, tive quase para te dizer para não criares muitas expectativas mas achei melhor veres para creres.

beijokinhas e ainda bem que tás de volta :)

Lúcia disse...

E se quiseres saber um pouco mais da história do Taj Mahal experimenta ler " A festa das Rosas" de Indu Sundaresan... Um pouco da cultura indiana. bjbj (se quiseres emprestado eu tenho ehehe)